A Lenda de Nacabi e Onnu

No ano de 1651 o Castelo de
Savonlinna
, na Finlândia,
encontrava-se abandonado.

Uma linda jovem chamada Nacabi passeava na sua cidade natal, Savonlinna, e reparou no antigo Castelo abandonado. Decidiu então, entrar e fazer dele o seu lar. Auto-intitulou-se de Rainha do Gelo e passou a governar o Castelo como se fosse uma bolha onde só o gelo entrava e nada saía.

Anos passaram e os moradores de Savonlinna repararam que o Castelo ia crescendo… o frio extremo assolava a cidade desde o ressurgimento do Castelo de Savonlinna. Muitos moradores deixaram a cidade, pois não aguentavam o frio intenso.

Savonlinna tinha-se tornado uma cidade triste. Antigamente existia uma alegria diária… Crianças brincavam na neve…. Idosos bebiam o seu café à lareira…. Os jovens dançavam à volta das fogueiras… uma desses jovens era Nacabi!

Nacabi era uma miúda excepcional, tinha todo o talento do mundo… mas não acreditava nela própria. Uma vez teve um azar na vida e sentiu os seus sonhos desabarem… deixou de acreditar nela própria e pôs em causa o que fazia neste mundo! A desilusão fez com que se afastasse de muitas pessoas! O pior foi quando perdeu a sua melhor amiga Hentacl… Eram amigas desde sempre, mas a vida fez com que fossem afastadas! Nacabi sentiu-se mais sozinha do que nunca! Numa caminhada de reflexão encontrou o tal Castelo e foi aí que se tornou Rainha do Gelo.

O Castelo de Savonlinna tinha a particularidade de ter um jardim com rosas que só crescem no frio, elas têm uns espinhos extremamente afiados e só Nacabi é que conseguia tratar delas.

Reza a história que alguns habitantes tentaram chegar perto do Castelo, mas foram alvo de uma bofetada de sentimentos! Isso deixou-os “KO” e afastou-os de qualquer contacto com a Rainha. Muitos dos habitantes ignoravam o frio que vinha do ponto mais alto de Savonlinna, pois era mais fácil para todos e conseguiam ter uma vida normal.

Uma certa tarde de inverno… um antigo habitante de Savonlinna voltou à cidade. Seu nome era Onnu, um jardineiro que tinha ficado sem emprego e tinha voltado à cidade que o viu nascer.

Onnu tinha conhecido Nacabi quando ela era mais jovem e sempre admirou a sua personalidade. Ele achava que seria uma miúda fora do comum e com um talento enorme. Onnu acreditava que Nacabi era uma pessoa querida e com muito para partilhar, tinha a ideia que seria o tipo de pessoa que gostava de dar aos outros e deixar alegria por onde passava.

Quando Onnu voltou a Savonlinna soube do ressurgimento do Castelo, mas ficou deveras admirado quando tomou conhecimento que Nacabi era a Rainha do mesmo! Não queria acreditar que uma jovem tão bonita podia ter gelado ainda mais Savonlinna.

Uma certa noite Onnu decidiu ir até o Lago Saimaa, mas começou a divagar na sua vida… como tinha perdido as coisas que gostava. Ele não percebia o porquê da vida ter sido tão madrasta com ele… O rapaz acabou por perder o rumo e quando presta atenção ao caminho, vê que está no Castelo da Rainha Nacabi! Ele pensou em sair de lá, voltar a sua casa e continuar a pensar na vida!

Mas uma porta abriu e saiu uma bela jovem num robe azul-bebé que brilhava com luz da lua cheia. Onnu ao ver isto pensou que o céu tinha descido à cidade e as estrelas brilhavam em volta da jovem! - Será a Rainha? - perguntou-se. Onnu sentiu algo estranho dentro dele, não se lembrava de se sentir assim desde os tempos em que conheceu Inacrist, a sua antiga paixão!

A jovem dirigiu-se até ao jardim do Castelo, para olhar as rosas azuis que eram únicas em Savonlinna e arredores, ela retirou uma e voltou para dentro do Castelo. Por um instante, Onnu esqueceu todos os problemas que o afectavam, voltou a sua casa e nunca mais largou um belo sorriso durante essa noite.

Na manhã seguinte, Onnu estava decidido a voltar ao Castelo e falar com a jovem que tinha visto… Será que Nacabi tinha ficado mais bonita? Será possível ela ser a Rainha do Gelo que todos temiam?... Onnu tinha de descobrir!

Onnu passa pelo Castelo e repara na jovem, era de facto Nacabi, mas feita uma mulher! O jardineiro voltava a sentir-se estranho… decide passar de largo sem olhar para ela, mas ouve -Olá Onnu, és tu? - Onnu ficou atrapalhado… levantou a mão e segue o seu caminho! Nacabi achou aquilo estranho, mas não ligou.

Onnu regressou a casa, e afinal a jovem que ele tinha visto era mesmo Nacabi, a Rainha do Gelo! Como é possível?... Será mesmo que a simpática Nacabi se tinha tornado numa pessoa fria?

Onnu decidiu escrever uma carta e mandar para Nacabi… não tinha intenção de receber qualquer resposta, pois achou que a Rainha do Gelo não ia ter interesse em falar com um homem que já não via há uns anos! Surpreendentemente, Nacabi respondeu à carta.

Onnu e Nacabi trocaram imensas cartas, todos os dias alguém mandava uma.

Nesta jornada Onnu entendeu aquela sensação estranha quando olhou para Nacabi. Onnu estava a apaixonar-se com a troca de cartas. Nacabi era a pessoa mais interessante que Onnu tinha conhecido até agora, era bonita por dentro, tinha sentimentos únicos… mesmo parecendo uma pessoa fria na escrita, mas não deixava de transparecer uma certa mágoa pela vida; Nacabi estava mesmo “partida” no seu interior. Onnu revia-se nela! Ele sempre soube que Nacabi seria alguém especial neste mundo, mas começou a questionar-se: Nacabi será a minha pessoa especial?

O Natal tinha passado e Onnu tinha decidido ir até o Castelo e falar finalmente com Nacabi, mas quando chegou encontrou um Castelo vazio… Nacabi tinha partido! Será que tinha fugido de Savonlinna? A solidão ter-se-ia apoderado dela de vez? As dúvidas assolaram Onnu e ele não sabia a resposta certa! Dirigiu-se até o jardim e tratou das rosas azuis. O jardineiro iria tratar delas até que um dia Nacabi decide-se voltar… eis que uma pequena rosa fala com ele e diz-lhe – Olá Onnu, eu sei quem és. A Nacabi gosta muito de falar contigo por cartas, fizeste bem em vir até aqui… mas ela partiu. Não te preocupes, ela volta… foi visitar a sua melhor amiga, Hentacl! Nacabi precisava de ir ter com Hentacl, pois está muito triste e precisava do amor da sua amiga – Onnu ficou contente ao saber disto, afinal de contas Nacabi tinha sentimentos no seu coração. Isto deu-lhe uma grande esperança.

Onnu voltava todos os dias ao jardim do Castelo para tratar das belas rosas azuis.

Nacabi voltou no início de Janeiro. Onnu encontrava-se no jardim quando ela regressou, e ao persentir a sua chegada, escondeu-se para não ser visto. Nacabi tinha um semblante misto… estava alegre mas sentia-se que a tristeza se encontrava dentro dela. O jardineiro sentiu-se mal por saber que a jovem tinha muita tristeza no seu coração, então pegou naquela pequena rosa que tinha falado com ele e levou-a para a sua casa. A rosa pensava que ia morrer longe da Rainha do Gelo, chorava todas as noites! Onnu tentava explicar à rosa que ia voltar para o pé de Nacabi… mas a rosa não ouvia, sentia-se traída pelo jardineiro.

Onnu e Nacabi continuavam a trocar cartas, e o jardineiro tentava conhecer melhor a Rainha, sendo isso uma proeza quase herculeana! Onnu ficava extremamente frustrado com a barreira que Nacabi usava… não se deixava conhecer e não tinha interesse em conhecer Onnu! Onnu chorava muitas noites… este, gostava profundamente de Nacabi e não sabia o que fazer… um dia ouviu uma música com a qual se identificou e isso deu-lhe forças para continuar.


Chegou o dia em que a pequena rosa ia voltar para a Rainha. Onnu chegou ao Castelo e bateu à porta. Nacabi abriu e ficou admirada quando viu Onnu, poucos se atreviam a bater à porta da Rainha! O jardineiro estava muito nervoso e falou uns minutos com ela. Nacabi continuava com o seu “jogo” defensivo… usava frases cómicas para cortar a conversa e esfriava qualquer tipo de sentimento. Onnu decide partir, mas antes de ir dá uma presente a Nacabi… A pequena rosa azul… Onnu tinha tratado dela e tinha-a convertido numa rosa vermelha… a pequenina cantava e sorria! O rapaz quase decifrava umas lágrimas nos olhos da Rainha, claro que o frio dissipou isso rapidamente, mas Onnu sentiu que Nacabi tinha adorado essa rosa vermelha! Ele sabia que Nacabi nunca tinha recebido uma rosa vermelha e mesmo sendo um movimento extremamente arriscado… Onnu achou que devia fazê-lo.

Nacabi e Onnu continuavam a falar por cartas… Nacabi dizia várias vezes que era preciso deixar o gelo derreter, Onnu via isto como um sinal de esperança! O jardineiro achava que um dia ele iria voltar a sorrir e faria o mesmo por Nacabi, pois, o sorriso de Nacabi tinha sido a coisa mais bela que ele tinha visto até agora.

Um dia Nacabi pergunta pela 3ª vez numa carta - o que sentes por mim? - Desta vez Onnu não teve capacidade para ignorar a questão e soltou os seus sentimentos! Onnu sabia que
isso teria sido a pior decisão e que seria sacrificado por dizer o que lhe ia na alma.

Nacabi demorou dias a responder à carta… Onnu sabia que esta história estava perto do final! Ele não ia aguentar a rejeição.
A rejeição chegou numa carta selada. Onnu leu isto… ele sabia que iria ficar de rastos quando soubesse que Nacabi não podia corresponder aos seus sentimentos!

As últimas cartas deram surgimento a esta musica:

Tal aconteceu… Nacabi usou a desculpa mais fácil… usou o gelo como justificação! Selou as entradas do Castelo e deixou o jardim falecer! Onnu viu tudo isto acontecer… Só a pequena rosa vermelha é que tinha sobrevivido, mas já não cantava e não sorria! Onnu ainda lutou vários anos por Nacabi, mas o Castelo estava completamente selado e ele não teve forças para abri-lo. O jardineiro decidiu partir de Savonlinna, foi a procura de uma nova vida… mas tinha decidido nunca mais abrir o seu coração a alguém.

Conta a lenda que a população de Savonlinna esperava que os sentimentos de Onnu tivessem derretido o gelo do Castelo, mas tal não aconteceu.

O Castelo da Rainha do Gelo foi tomado pelos russos no ano de 1714 e passou a chamar-se Castelo de Savonlinna, ela já tinha falecido ou supõem-se que tenha falecido, mas o seu corpo nunca foi encontrado!

O Castelo ainda se encontra na cidade de Savonlinna, quem for lá consegue ver a pequena rosa vermelha numa janela e durante a noite conseguem ouvir alguém chorar… será a rosa ou Nacabi? Ninguém sabe precisar! Às vezes, ouve-se uma picareta nas portas do Castelo, mas julga-se ser pássaros.

Onnu nunca mais foi visto em Savonlinna… Dizem que alguns dos seus objectivos de vida foram conseguidos… mas nunca encontrou a sua alma gémea, essa, ficou selada no Castelo de Gelo.

Alguns idosos da cidade juram ter visto Nacabi partir de Savonlinna, eles gostam de pensar que ela foi à procura de Onnu… mas ninguém pode dizer se isto foi verdadeiro!


Nacabi é uma lenda sem final feliz, mas o próximo que a contar poderá adicionar um final feliz… Afinal de contas somos nós que escrevemos as nossas histórias.


Onnu Amot.






Foto de Nacabi e Onnu

Rosa

Numa vez uma tarde de inverno uma rosa nasceu, não percebeu o porquê de ter nascido no mês de Janeiro, na altura mais fria do ano! A pequena rosa sentiu-se logo diferente do resto do mundo que a rodeava.
Anos se passaram e ela era a única flor capaz de aguentar o inverno… a rosa acabou por pensar que deveria ser fria e ignorar o resto do mundo.
Vários jardineiros tiveram interesse nesta flor. Como era uma rosa de inverno despertava a atenção de muitos curiosos, mas nenhum era capaz de tratar dela. Todos achavam que esta pequena flor não merecia o tempo que eles tinham para despender, preferiam flores banais e fáceis de tratar e nenhum queria cuidar de uma rosa em pleno frio.
Anos passaram e a rosa acho que nunca teria a beleza de outras rosas normais, isso fez com que os seus espinhos fossem ainda mais afiados que o normal…
Certo ano um jardineiro viu uma rosa isolada num jardim… achou algo extremamente raro!
- Uma rosa em finais de Novembro? Isto não pode ser normal!
Aproximou-se e reparou que esta rosa tinha uns espinhos fora do vulgar, mas era uma rosa com uma beleza muito particular. Tentou pegar nela e leva-la para o seu jardim, mas acabou por picar-se nos espinhos! Ele entendeu que a rosa não queria sair de onde estava… O jardineiro acabou por continuar o seu caminho… mas não deixou de pensar nessa rosa.
Todos os dias passava naquele jardim e olhava para a rosa, ele sabia que ninguém tomava conta rosa… então decidiu tomar conta dela… rega-la quando necessário. Todos os dias o jardineiro dava atenção a rosa… nunca usou luvas e picou-se varias vezes, nos seus espinhos defensivos… Mesmo estando doente não deixava de tratar desta rosa particular!
Ele ainda continua a tratar da pequena rosa… os espinhos ainda se encontram lá! Mas ele sabe que esta rosa tem uma beleza única para partilhar… ele sabe que ela é uma em qualquer jardim… ele consegue ver o que outros nunca viram… ele tem a certeza que esta rosa um dia vai brilhar e mostrar tudo aquilo que a faz única.
Talvez um dia a rosa deixe cair os seus espinhos e perceba que sempre será UMA rosa tenha nascido no inverno ou na primavera!