Desculpas...mais do que uma mera palavra...

Boas,

Desculpa, palavra tão simples de articular e pronunciar, desculpas, vivemos constatemente num mundo de desculpas, fixados apenas nas adversidades da nossa vida, sem nos preocupar-mos minimamente com os outros, somos prisioneiros do nosso próprio egoísmo.

Não seria mais melhor abandonar as desculpas? Olhar um pouco para o outro e perceber quais os seus tumores...mas não, o mundo é tirano e a realidade é cruel...não há tempo para nos preocupar-mos com o outro. Infelizmente, no raio de planeta onde vivemos, o outro é apenas isso, o outro.

Não detemos por ele a mais leve compaixão, existe apenas um índividuo à face da terra com quem nos preocupamos, nós próprios! É triste ver um mendigo na rua, é então que entram as desculpas de forma a aliviar a nossa consciência pesada típica de um errante.

Ah e tal! Se eu tivesse dinheiro ajudava-o...se eu não estivesse atrasado para o emprego ia ali ter com ele e dava-lhe qualquer coisa...desculpas...desculpas, eternas e esfarrapadas desculpas!

Custa assim tanto ajudar o outro? É algo assim tão estranho ou incomum? Parece que sim...eu nem estou a falar de dinheiro, amigos! Estou apenas a falar de sentimentos e de gestos como: a compaixão, o carinho, a piedade e a entre-ajuda!

Por vezes basta um sorriso, um gesto simpático, um olhar benovolente, para ajudar um índividuo...por vezes basta parar, olhar, pensar, repensar e agir, não sei como funciona o vosso cérebro, mas o meu processa estas informações de forma relativamente rápida.

Custas muito ter um gesto de altruísmo para com o outro? Não, nada, apenas uns meros segundos, tendo em conta que desperdiçamos o tempo precioso da nossa vida com coisas sórdibas, porque não perder um pouco de tempo a ajudar o outro?

Que eu saiba, neste raio de país, ainda não se pagam impostos por um mero gesto de compaixão. Para quê tanta desculpa? Vamos ajudar o próximo, podemos estar cada vez mais pobres e tudo à nossa volta pode estar a desabar, mas pelo menos, no meio de tanta infelicidade, poderemos dizer: Eu fui um bom ser-humano! Eu ajudei duas pessoas a serem um pouco mais felizes hoje! Sim dois individuos! Aquele que auxiliei e a mim próprio, porque senti que era útil, senti que era mais do que um idiota a quem o chefe ralha constantemente.

Convecidos a ajudar o próximo ou não?


Fiquem bem

1 comentários:

Pessoalmente sou daqueles que gostas de ajudar os amigos e está sempre atento ao que se passa com eles.
Tenho um problema em pedir desculpas, isso admito. Não peço com mta facilidade.
Mas como disse, tds sabem que qnd necessário eu estou cá prontinho!

Enviar um comentário